FacebookPixel

Como adaptar as casas e as cidades às ondas de calor?

Algumas soluções para tornar as cidades mais frescas baseiam-se na construção de mais telhados verdes, plantação de árvores e pintura das ruas de branco.
13 jul 2022 min de leitura
Atualmente, a eficiência energética em residências e cidades é uma prioridade em Portugal e lá fora e, a sua necessidade é ainda mais pronunciada quando o país passa por uma onda de calor, como a que se sente em solo nacional nos dias de hoje.

As casas e as cidades têm muito a mudar para torná-las mais frescas e verdes. Algumas ideias incluem construir telhados verdes, pintar ruas de branco ou plantar árvores mais resistentes ao calor.

São fornecidos subsídios para a instalação de painéis solares, substituição de janelas e instalação de bombas de calor nas residências para torná-las mais eficientes energeticamente, como é o caso dos programas de construção sustentável. Mas ainda não há apoio para a construção de telhados verdes em Portugal, onde as telhas são substituídas por plantas.

Esta tendência já é evidente em vários países europeus, como Dinamarca, França ou Alemanha, escreve o Público. Mas, no nosso país, os telhados verdes surgiram primeiro em edifícios não residenciais, como é o caso da estação de metro da Trindade, na cidade do Porto.

Mas por que é importante substituir as telhas das casas e outros prédios comerciais por plantas? Para Luís Paulo Pacheco, arquiteto e professor da Universidade Portucalense, a construção de telhados verdes tem várias vantagens, citando o mesmo jornal:

- Ajuda a reter o dióxido de carbono na atmosfera;
- Armazenar água disponível para consumo doméstico;
- Evitar que o sol reflita nas superfícies;
- Resfriar edifícios e ar;
- Purificar o ar.

Que materiais são usados ​​para construir casas e cidades?

Existem outras ideias para ajudar a resfriar casas e cidades durante o verão e as ondas de calor. Também porque para ajudar a reduzir a temperatura na cidade, é necessário implementar uma série de medidas, como sugerido por especialistas citados pelos mesmos meios de comunicação:

- Plantar árvores mais resistentes ao calor como acácias, sobreiros ou azinheiras nas cidades;
- Criar mais parques urbanos e corredores verdes entre as cidades;
- Reparar córregos e lagoas nas cidades para ajudar a baixar as temperaturas;
- Renovação urbana para criar uma cidade de 15 minutos, permitindo que os moradores comecem a caminhar ou andar de bicicleta, reduzindo o número de veículos em circulação;
- Substitua os relvados (em cidades como Lisboa) por gramíneas de sequeiro que consomem menos água.

Adaptado de Idealista
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.