Entre abril e junho deste ano, a Madeira destacou-se como uma das regiões com maior dinamismo no mercado de moradias de luxo junto ao mar, segundo dados do Idealista. Os concelhos de Santa Cruz e Funchal registaram os maiores crescimentos relativos em todo o país, com aumentos na oferta de 91% e 85%, respetivamente, face ao mesmo período de 2024. Este crescimento acaba por colocar a Madeira em evidência, sobressaindo claramente entre os 44 concelhos analisados que apresentam uma oferta significativa de habitações deste segmento.

A subida acentuada na Madeira contrasta com a tendência nacional, onde o aumento global da oferta de moradias de luxo junto ao mar foi de 10%, totalizando mais de 14 mil imóveis à venda. Apesar de municípios como Cascais, Loulé e Lagos liderarem em números absolutos, com mais de mil moradias de luxo cada, são Santa Cruz e Funchal que mais se notabilizam pelo crescimento percentual, refletindo a atratividade crescente das zonas costeiras madeirenses para compradores de imóveis exclusivos.

Em contexto nacional, mais de 80 concelhos com praia contam atualmente com pelo menos uma moradia de luxo à venda, mas apenas 44 apresentam uma oferta significativa (mais de 30 imóveis dessa categoria). Na Madeira, o desempenho de Santa Cruz e Funchal não só acompanha esta tendência, como a ultrapassa, posicionando a região insular como referência emergente no panorama do imobiliário de luxo em Portugal.

Enquanto algumas zonas do país registam quebras, como Castro Marim no Algarve (-27%), a Madeira diferencia-se pelo aumento expressivo do número de imóveis disponíveis, corroborando a valorização e dinamismo do seu mercado imobiliário de luxo.

Texto Adaptado de Dnoticias.pt
Geral