FacebookPixel

Prestação da Casa sobe acentuadamente face às últimas revisões

01 ago 2022 min de leitura
Os pagamentos de hipotecas efetuados pelos clientes bancários em crédito à habitação vão aumentar acentuadamente em agosto nos contratos indexados à Euribor a 3, 6 e 12 meses face às últimas revisões, de acordo com simulações da Deco/Dinheiro & Direitos.

Euribor a 6 meses

Um cliente com um empréstimo de 150.000 euros com prazo de 30 anos, indexado à Euribor a 6 meses, com spread (margem de lucro do banco) de 1%, passa a pagar 515,24 euros a partir deste mês, o que significa um aumento de 68,36 euros em relação à última revisão em fevereiro.

Euribor a 3 meses

Se as condições do empréstimo forem as mesmas (montante e prazo de amortização), mas vinculadas a uma Euribor a três meses, o cliente paga 485,01 euros, mais 38,72 euros do que paga desde maio.

Estes valores são calculados a partir da média da Euribor de julho, que é de 0,466% a seis meses e 0,037% a três meses.

Euribor a 12 meses

Quanto ao empréstimo indexado à Euribor a 12 meses, a partir de agosto o pagamento da hipoteca (para mútuos nas condições referidas) será de 553,83 euros, um acréscimo de 104,45 euros face a agosto de 2021. Neste caso, foi considerado no cálculo do valor a Euribor média de julho, que foi de 0,992% a 12 meses.

A evolução da taxa Euribor está intimamente relacionada com a subida ou descida das taxas juro diretoras do Banco Central Europeu (BCE).

Depois de vários anos a negativo, a Euribor começou a subir significativamente a 4 de fevereiro, depois de o BCE admitir que poderia aumentar sua taxa de juros diretoras este ano devido ao aumento da inflação na zona do euro.

Um aumento das taxas de juro em 50 pontos base foi anunciado na reunião de 21 de julho.

Este aumento, decidido pelo Banco Central Europeu, que abrangeu três taxas juro diretoras, foi a primeira em 11 anos, e visa conter a inflação. O BCE também disse que continuaria a aumentar as taxas de juros nas próximas reuniões.

A taxa Euribor a 6 meses mais utilizada no crédito à habitação em Portugal é negativa a 6 anos e 7 meses (entre 6 de novembro de 2015 e 3 de junho de 2022).

A 14 de julho, a Euribor a três meses entra em território positivo pela primeira vez desde abril de 2015, em mínimos.

A Euribor a 12 meses tornou-se negativa a 5 de fevereiro de 2016 e está positiva desde 21 de abril.

O que é a taxa Euribor?

A taxa Euribor é principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a aquisição de habitação. A Euribor a seis meses é a mais utilizada, seguida da taxa a três meses.

A Euribor é determinada pela taxa média à qual 57 bancos da zona euro estão dispostos a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Adaptado de: Idealista
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.