FacebookPixel

50% da procura de casas no Funchal é feita por estrangeiros

A busca internacional de casas para comprar no Funchal aumentou 9,5 pontos percentuais no final de 2022. Em 12 capitais de distrito esta busca aumentou e em oito cidades diminuiu entre 2019 e 2022.
26 jan 2023 min de leitura
A procura internacional de casas para comprar no Funchal aumentou 9,5 pontos percentuais no final de 2022, embora tenha “estabilizado a nível nacional”, informa o portal imobiliário idealista.pt. “Em 12 capitais de distrito esta procura aumentou e em oito cidades diminuiu entre 2019 e 2022. O crescimento mais significativo registou-se no Funchal (9,5 p.p.), que passou a representar cerca de 50% da procura total de habitação nesta cidade no último mês de dezembro”, acrescenta.

“Também os estrangeiros ganharam interesse em comprar casas em Leiria (3,8 p.p.) e Coimbra (3,5 p.p.). Em Portalegre e Beja foi a procura internacional de casas que mais caiu”, aponta.

“Além da capital madeirense, a procura de casas do mercado externo é muito expressiva em Ponta Delgada, que representa 40% do total em dezembro de 2022 (de notar que 60% da procura é nacional). Também em Faro, Viana do Castelo e Bragança, uma em cada três pessoas que querem comprar casa é de origem estrangeira”, acrescenta. “Por outro lado, Beja, Évora e Coimbra são as cidades do país que, segundo os mesmos dados do Idealista, atraem menos estrangeiros para comprar casa”.

 Idealista.pt

Ainda de acordo com o portal, norte-americanos, alemães e britânicos foram os que mais procuraram casa para comprar na capital madeirense.

Idealista.pt

Também “cada vez mais os estrangeiros procuram” arrendar casa em Portugal, com o Funchal a crescer neste mercado 19 pontos percentuais para um peso de 30%, a maior percentagem das capitais do distrito/região autónoma. “Os dados do idealista confirmam esta tendência: a procura internacional média das 20 capitais de distrito aumentou de cerca de 24% em dezembro de 2019 (pré-pandemia) para 32% no final de 2022 (+8,2 p.p.). Refira-se que, ainda assim, os cidadãos residentes em Portugal continuam a predominar na procura de casas para arrendar, mercado que sofre nomeadamente com a falta de oferta de habitação”, recorda.

“A procura de casas para arrendamento por estrangeiros aumentou em 19 das 20 cidades portuguesas analisadas pelo idealista/news entre o final de 2019 e o final de 2020, sendo este aumento mais significativo em Ponta Delgada (+19,1 p.p.), Funchal (+ 19 p.p. ) e no Porto (+11,6 p.p.). No mercado de arrendamento português, o aumento da procura internacional foi menos pronunciado em Beja, Portalegre e Faro. E só em Vila Real entre estes dois momentos é que a procura de casas para arrendamento por parte de clientes estrangeiros estabilizou, revelam os mesmos dados”, aponta.

E quais são as localidades dos distritos portugueses onde os estrangeiros têm mais interesse em arrendar casa? o idealista responde: "Segundo os mesmos dados no final de 2022, é no Funchal, Viana do Castelo e Bragança que os estrangeiros mais procuram casa para arrendar, com um peso de 49%, 43% e 42% do total das procuras em cada cidade, respetivamente. Portalegre, Évora e Beja são as cidades que sentiram menor procura internacional no mercado de arrendamento no final de 2022, embora represente 20% a 23% do total”, conclui.

Idealista.pt

Por nacionalidade, destacam-se no Funchal alemães, norte-americanos e britânicos.

Idealista.pt

Adaptado de dnoticias.pt
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.