FacebookPixel

Built-to-Rent é o Novo Fenómeno no Mercado Imobiliário Português

16 mai 2022 min de leitura

Built-to-Rent em português "Construção para Arrendamento” consiste num modelo de negócio de investimento com o propósito de construir casas para o mercado de arrendamento em vez de venda, ou seja, construir para arrendar. A construção para arrendamento vem se denotando uma aposta vencedora em diversos países como Inglaterra, Suíça, Áustria e Alemanha e começa a ganhar cada vez mais terreno em Portugal como alternativa bastante viável em diferentes sectores.

O arrendamento é muitas vezes a principal escolha das gerações mais jovens que, devido à sua tendência em adotar carreiras profissionais mais flexíveis, procuram por uma solução de habitação que se adapte às suas necessidades. Além de que, considerando a actual conjuntura económica, o arrendamento surge como a opção maioritariamente mais apelativa e viável para os jovens que procuram a sua primeira casa.


Ainda, com a aceitação e crescimento do teletrabalho cada vez mais pessoas adotam um estilo de vida que lhes possibilite simultaneamente trabalhar e viajar, optando por passar períodos de tempo fora do seu país, o que provoca, consequentemente, um aumento da procura por soluções de arrendamento.

Assim sendo com o built-to-rent os desafios e oportunidades que surgem são notoriamente distintos dos verificados com as habitações tradicionais, edifícios para venda ou outros investimentos imobiliários e de infraestruturas.

Built-to rent: Vantagens e Desvantagens

Caracterizado pelo clima, segurança e custo de vida mais acessível, Portugal tem visto um crescimento exponencial do interesse imobiliário transfronteiriço nos mercados europeu e asiático.

No entanto, a carga fiscal do investimento imobiliário privado em Portugal pode ser desencorajadora, uma vez que o impacto do imposto no valor final de uma habitação varia entre 30% e 40%, sendo o IVA não dedutível de 23% uma fonte de insatisfação.

Os investidores portugueses e estrangeiros confiam neste modelo pelo seu sucesso nos mais diversos países. No entanto, além da carga tributária, as constantes mudanças na legislação e a burocracia associada são, muitas vezes, um fator que não impulsionará imediatamente o investimento no sector, embora a demanda venha aumentando.

O mercado de arrendamento tem, assim, um papel de destaque, tornando o investimento privado indispensável para responder à demanda. Neste sentido, o Built-to-Rent apresenta-se como uma solução para este problema e resolve (ou ajuda, pelo menos) os problemas de habitação que se sentem nas grandes cidades em Portugal.

Ainda que numa fase inicial, apenas existiam cerca de 12 projetos de desenvolvimento privado em maio de 2021, nove em Lisboa e três no Porto, totalizando sensivelmente 3200 propriedades, à medida que os projetos forem ganhando forma é esperado que adquiram novos investidores e o modelo Built-to-Rent ganhe “um novo lar” em Portugal.

Adaptado de: Supercasa

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.