FacebookPixel

Home Staging: Como preparar a casa para vender mais rápido e melhor

Cores neutras, casas despersonalizadas e fotos oportunas: trata-se de vender ou alugar uma casa rapidamente (e ao melhor preço).
05 set 2022 min de leitura
Ao procurar um hotel ou alojamento local para passar as suas férias, é provável que pense algumas vezes "Imagino-me a viver aqui". Essa é a ideia exata que a venda de uma casa deve evocar: com isso em mente, há um método que você deve usar ao vender ou arrendar sua casa: o home staging.

O que é
Home Staging?

Primeiramente, é importante esclarecer que o conceito não é novo, pois surgiu nos EUA na década de 70, quando a consultora imobiliária Barbara Schwarz percebeu que pequenas mudanças nos prédios os tornariam mais rentáveis.

Basicamente, nada mais é do que deixar a casa apelativa, retirar itens pessoais e usar uma decoração neutra ou renovar se necessário para que ela venda rapidamente. Além disso, o home staging também permite a valorização, que pode chegar a 15% após a intervenção.

De acordo com os especialistas em home staging da Hoost, "81% das casas com home staging são arrendadas em menos de 15 dias" - provando novamente que o processo é útil e eficaz.

Este conceito tem vindo a crescer em Portugal devido ao crescimento do mercado imobiliário nos últimos anos, pelo que é importante estar familiarizado com esta tendência e saber vender o seu imóvel o mais rapidamente possível.

Dicas para usar um home staging no seu espaço

Dê uma sensação de conforto. O principal requisito para comprar uma casa é sentir que ela nos pertence. Isso significa ter um ambiente confortável que proporcione serenidade e saúde. Para poder transmiti-lo ao vender o imóvel, você pode fazer algo muito simples:

- Aposte em cores neutras (como branco e bege) na decoração, assim como em mantas e plantas. Se tem acabamentos pesados ​​e cores muito fortes como vermelho, verde ou preto, o espaço parece menor e acaba sendo mais agressivo.

- Reorganize os Móveis. O posicionamento do mobiliário de uma casa pode contribuir para fazer as divisões parecerem mais luminosas ou mais amplas.

- Despersonalize. Exclua todos os itens pessoais, como fotos de família e lembranças de viagem.


sala de jantar com muita luz natural         Quarto de dormir minimalista, com tons beges e brancos

O melhor momento para tirar fotos


Uma casa iluminada pela forte luz da manhã permite ver ao pormenor, todos os seus detalhes e dá uma sensação de tranquilidade. Por outro lado, a luz do entardecer deixa o local aconchegante, cheio de tons quentes e convidativos.

Altere o layout para um enquadramento melhor

Muitas vezes adicionamos móveis a uma sala porque precisamos de mais espaço de armazenamento, não para parecerem bem. O mesmo se aplica aos sofás que não estão em espaços funcionais. Retirar ou alterar a disposição dos móveis para deixar o espaço mais amplo e organizado pode ser uma boa estratégia para torná-lo mais atrativo.

Resumidamente, o Home Staging tem como objetivo melhorar o produto de forma a que seja mais atrativo para o mercado, de forma simples e investindo pouco, permitindo que as pessoas que andam à procura de casa consigam visualizar o espaço e se imaginem a viver ali.

Adaptado de Idealista
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.