FacebookPixel

Madeira promove habitação a preços regulados no mercado

O Governo da Madeira vai construir 55 novos fogos no âmbito do Programa Casa Própria, com valores 30% abaixo do valor do mercado.
04 set 2023 min de leitura
O governo da Madeira anunciou a intenção de agir como regulador do setor habitacional, através do lançamento da construção de habitações que serão comercializadas a preços 30% abaixo do valor de mercado. Pedro Fino, Secretário de Equipamentos e Infraestruturas, afirma assim que o executivo está a "atuar do lado da oferta de modo a ter um efeito regulador no mercado de habitação".

Neste sentido e de acordo com o discurso do governante durante uma a visita a um terreno no Funchal, 55 fogos contemplados no Programa Casa Própria serão construídos nesse mesmo espaço, cuja aprovação já foi decretada no legislativo regional. O objetivo é incentivar a construção de habitações a custo controlado.

Com o objetivo de colocar no mercado imóveis a preços " ajustados à taxa de esforço da classe média e dos jovens em início de vida profissional ", o programa Casa Própria compreende um conjunto de incentivos às cooperativas de habitação e aos promotores imobiliários para a construção e reabilitação de imóveis. O executivo afirmou que, nessas condições, o valor final de aquisição será até 30% abaixo dos preços praticados.

Quanto ao terreno onde serão construídos 55 fogos, este será cedido a um promotor privado para um investimento de cerca de 10 milhões de euros, apoiado por uma linha de crédito bonificado e IVA reduzido. Segundo o responsável, “iremos também comparticipar 50% do sinal [valor de entrada] a fundo perdido ao adquirente”, indicando que o preço médio destes imóveis deverá rondar os 160 mil euros.

No Funchal serão também apresentados novos projetos de construção de mais 200 fogos, também no âmbito do Programa Casa Própria.

Adaptado de Supercasa
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.