FacebookPixel

Banca mantém critérios do crédito à habitação "praticamente inalterados"

26 abr 2021 min de leitura
Critérios de concessão mais restritivos para empresas e famílias no financiamento ao consumo, segundo o mais recente inquérito aos bancos divulgado pelo BdP.

banca apertou os critérios de concessão de crédito no primeiro trimestre de 2021, face à maior perceção de risco associada aos clientes, que se agravou, de resto, com a pandemia. Em causa está o mais recente inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito divulgado esta terça-feira, 20 de abril, pelo Banco de Portugal (BdP).

Segundo o inquérito, os critérios de concessão de crédito tornaram-se “ligeiramente mais restritivos no crédito a empresas, designadamente a PME, e no crédito ao consumo e outros fins”, mantendo-se “praticamente inalterados no crédito à habitação”. 

Os bancos justificam a maior restritividade com “a maior perceção de riscos associados à situação e perspetivas de setores ou empresas específicos e, em menor grau, de riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais e às garantias exigidas”.

Também os termos e condições dos empréstimos apresentaram “condições mais restritivas no que respeita a garantias exigidas no crédito a empresas, em particular a PME e, em menor grau, ao montante do empréstimo no caso de grandes empresas”.

A proporção de pedidos de empréstimo rejeitados manteve-se praticamente inalterada no crédito a empresas e para aquisição de habitação, registando-se um ligeiro aumento no crédito ao consumo e outros fins.

Para os próximos meses, a expectativa é a de que os critérios de concessão continuem a tornar-se “ligeiramente mais restritivos”, de acordo com os resultados do inquérito à banca.


FONTE: Idealista

 
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.